Wednesday, May 25, 2005

Franceses...

Este sabado tive uma reunião do projecto com parceiros... É de referir que 3 destes parceiros (entre os 9) são franceses, o que resultou em 95% da reunião decorrer em francês. Tudo começou com apresentação de projecto em frances, almoço e discussão de work packages, onde toda gente falava frances excepto eu e outro participante portugues, que insistiam em falar ingles. (Eu não falo francês e quase não entendo nada, ele não sei, mas falava ingles). Quando depois de uma pergunta minha me começam a responder em francês, eu pedi para responderem em ingles, olharam para mim com pena como para uma deficiente: "But.... You don't speak french??????"!!!

Que raio se passa com os franceses para pensarem que todo o mundo devia saber francês??? Não é só irritante, como mostra o desrespeito deles perante outras pessoas! Por acaso falo 4 linguas e francês não faz parte delas, eles, só falam frances e um ingles "assim-assim". E o frances nem sequer está entre as 3 linguas mais faladas do mundo!

Resultado: passei parte da reunião fazer um trabalho de mestrado e outra parte a fazer cara ausente e a tentar perceber de que se trata, colocando perguntas de vez em quando em ingles... O que me salvou foi ter feito trabalho de casa tendo lido todos as descrições de projecto, com dicionário frances/portugues, é claro... E é de reparar que a reunião durou cerca de 9 horas com intervalo para almoço!!

Saí dai exausta, irritada e a saber quase o mesmo do que quando entrei! Estas reuniões dos projectos internacionais são realmente uma perda de tempo...

E é de acrescentar que eu era única mulher presente... E a pessoa mais nova... Quando lá entrei olharam para mim como para um extraterrestre! Será que refiro a parte da loira???:)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

je crois que tu dois améliorer ta forme de voir les Français.

ils sao simplement detestables quand ils veulent!!

:)

25/5/05 15:54  
Anonymous Anonymous said...

Os franceses têm razão! Basta de ditadura inlesa!

25/5/05 16:26  
Anonymous Anonymous said...

Marta Raimundo

Não fico surpreendida com a postura dos Franceses. Já viste que nós somos dos países que mais nos adaptamos, e preocupamos, às situações impostas pelos outros? A auto-estima dos Portugueses é muito baixiiiiiinha, o que não é nada bom :(

25/5/05 17:31  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr