Thursday, November 10, 2005

Formação

Sexta (amanhã) vou dar a minha primeira simulação de formação a sério... Vou explicar a quem não sabe: estou tirar o curso de formação para formadores para me ajudar na formação que eu já dou e vou dar. É estranho sentir nervosismo e preocupação em relação a uma simulação de 8 minútos quando se tem experiência de dar aulas de 8 anos (sim, façam contas, comecei cedo, aos 19 anos já dava física, aos 21 - cálculo 4), mas... Nunca me preocupei com a parte pedagógica enquanto professora. Após tantos anos a ensinar (que se tornou um hobbie e paixão, alem da profissão principal) estou descobrir que há técnicas, métodos, posturas, gestos, comportamentos, etc... que nós ajudem cativar os alunos, transmitir conhecimentos e muitas outras coisas. A sério que nunca pensei nisto: a minha preocupação era sempre: saber a matéria, saber resolver todos os exercícios que possam surgir e... mais nada! Agora percebo que me faltava uma grande parte de conhecimentos, mas também sinto que nestes 8 anos aprendi intuitivamente muita coisa que me ajuda agora encaixar os conhecimentos que vão sendo adquiridos nesta formação...

Agora vamos ao que interessa: a minha formação será sobre.... a voz! Como uma cantora profissional (:)) vou iluminar a importância da respiração correcta, projecção vocal e outros assuntos ligados com a voz para o papel de um formador!!! Vou po-los todos a cantar:)

Tenho que planear isto tudo para conseguir dar algo compreensível em 8 minútos:)

O que é que acham do tema? Alguma sugestão?

1 Comments:

Blogger Atlantys said...

Ora aí está algo que me parece deveras interessante, saber como dominar a voz. É que a minha às vezes prega-me cada rasteira... E não não estou a falar de cantar (mesmo muito) mal!!!

10/11/05 09:35  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr