Sunday, October 29, 2006

Os meus cães

Admiro me a observar os meus dois cães e a comunicação entre eles. O big one que está na foto chama-se Dick, e o outro (não tenho foto dele a mão) é o Charlie, é pequenino e velhinho, já tem 10 anos e sobreviveu a um acidente, o que lhe somou mais uns anos em cima. O Dick é novo, vai fazer 2 anos em novembro.
O chefe cá em casa é o Charlie, ele é que manda no Dick e é ele que faz de padrinho da mafia quando se trata de buscar os melhores petiscos, brinquedos ou carinho. E embora o Charlie nem gosta de brincar com bonecos de borracha, de vez em quando faz questão de demonstrar que ele tb sabe brincar, e pega lá num boneco maior que ele e arrasta-o pelo chão (e atenção, que ele só o faz quando um de nós estiver por perto, porque brincar só por brincar ele não gosta). O Dick pelo contrário, gosta de brincar, brinca sozinho, ou convida o Charlie ou um de nós para acompanhar os seus jogos. Até há pouco tempo o meu irmão passeava todos os dias com o Dick pela mata que há aqui a volta da casa, mas os passeios deles acabaram quando o Dick apanhou uma dermatite na ria de Aveiro. Não têm passeado há 1 mes, e ontem reparamos que o Dick está deprimido, não vai passear para o quintal, não se levanta para nós comprimentar... Começamos a questionar-nos a que se deve este comportamento e decidimos fazer uma experiência levando o Dick passear no carro quando iamos levar o meu irmão a escola. O efeito foi estrondoso! O Dick comportou-se extremamente bem, aparentava a felicidade extrema, e para o cúmulo, quando voltou para casa começou a "contar" ao Charlie sobre o passeio que fez, começou a "gabar-se", perante o cão mais velho e "gozar" com ele! Depois todo contente foi passear para o quintal seguido de Charlie e ainda os vimos "na conversa" a passear e a partilhar experiências.

É incrível as coisas que acompanhamos quando temos animais em casa e os encaramos como os membros de família, conversamos com eles, partilhamos as nossas alegrias e tristezas com eles e observamos a sua comunicação.

1 Comments:

Blogger Alexandra said...

É verdade ... é incrível o que os animais nos podem dar ... e o mais importante é que não pedem rigorosamente nada em troca :D
Bjs

21/11/06 21:44  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr