Friday, January 20, 2006

Euromilhões

Parece ser desejo de muitos europeus ganhar dinheiro de forma fácil e rápida, e logo muito dinheiro. É realmente aliciante ter um grande prémio sem muito esforço. É verdade que calha a alguns, mas a probabilidade deste calhar é tão tão pequena que algumas pessoas passam a vida a investir na loteria sem nenhum sucesso e se fizermos contas, o dinheiro que investiram já dava para ser um grande prémio, mas já lá foi! Eu nunca joguei loteria (uma vez os amigos compraram-me uma raspadinha, mas nada), nunca acreditei no dinheiro fácil, porque o que se ganha facilmente perde-se facilmente, porque a saude e a consciência tranquila não se compram com dinheiro, e porque sei que ter muito dinheiro tira sono a quem o tem. É me dificil imaginar uma soma astronomicamente grande, mas acredito que ganha-la pode trazer um pouco de euforia e bastante estabilidade económica, mas não é nisto reside a felicidade. Acredito que tudo na vida está em equilibrio e ganhar uma fortuna significará que vamos perder noutro campo, e não sabemos a partida em qual. Acredito também que ganhar uma fortuna para ter possibilidade de não trabalhar e passar a vida a viajar e esbanjar dinheiro é capaz de ser muito traiçoeiro, somos capazes de gostar nos primeiros tempos, mas deixamos de ter um objectivo da vida a alcançar. Muitos de nós vivem para trabalhar, para ganhar cada vez mais, para subir na carreira... Vivemos habituados a acordar todas as manhãs e ter este objectivo: trabalho, realização pessoal, convivência social. E muitos não percebem que a felicidade está é no processo e não no fim! Se nós é dado logo tudo: muito dinheiro, muito respeito, tudo que sempre aspiramos, tiram-nos o essencial: o objectivo para o qual viviamos (e não estou falar de família, amor, porque isto não se pode ganhar com muito dinheiro). É como nos jogos de computador que jogamos pelo próprio prazer de jogar e não para ver no ecrã: "Victory is yours". Talvez eu esteja pensar unilateralmente, mas penso que se eu tiver muito dinheiro ia trabalhar a mesma, mas já sem o objectivo de alcançar recompensa monetária pelo trabalho, apenas pela realização pessoal. Mas nunca joguei, e duvido que vá jogar um dia.
Tive uma disciplina na faculdade chamada teoria do jogo que provava que a casa ganha sempre! E eu não quero trabalhar para fazer a casa ganhar:)

3 Comments:

Blogger Dasha said...

A questão é a probabilidade deste "se"... e infelismente é tão pequena... infima quase, que só ganha aquele que joga mesmo muito e aposta muito dinheiro na loteria... não é o meu caso... Agora quem aposta pouco quase não tem hipóteses de ganhar... É claro que resta sempre este "quase":)

20/1/06 16:27  
Anonymous Anonymous said...

e se pegasses no dinheiro que vais gastar no jogo e voltasses aos prazeres da carne ?

é que a picanha tem um aspecto divinal ... ...
minham minham

bom fim de semana Dasha

20/1/06 16:30  
Blogger Dasha said...

isto parece haiku estendido:)

20/1/06 23:45  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr