Monday, August 29, 2005

Anonimato nos blogs

Ultimamente tenho sido o alvo de ataques anónimos de um frequentador de blogs. Como consequência disto, publico aqui o texto que gostei e que é da autoria do Bloguitica datado de 21.8.05. Acho interessante le-lo e tirar as conclusões.

Acho curiosa esta necessidade que os portugueses têm de se refugiar no anonimato para expressarem as suas opiniões na blogosfera. Esta incapacidade, muito generalizada, de se assumir aquilo que se pensa, diz, ou escreve.Obviamente, a razão directa deste receio em assumir as opiniões pessoais tem que ver com a recusa em assumir os custos, reais ou imaginários, que lhe estão associados. Independentemente das racionalizações que cada um possa fazer para justificar o seu caso pessoal, a verdade é que estamos sempre a falar de uma recusa ou receio em assumir as consequências do que se pensou, disse, ou escreveu.Muito embora possa parecer irrelevante, esta questão toca numa das questões mais fundamentais de um regime democrático. Isto porque esta recusa em assumir os 'custos do pensamento' tem consequências no exercício da cidadania e na qualidade da democracia.Na realidade, a opção pelo anonimato na blogosfera revela plenamente o défice de cidadania e a qualidade da democracia em Portugal

6 Comments:

Blogger Dasha said...

Caro Augusto,

O citação está apresentada no seu original e a cita-la referia-me inteiramente a questão do anonimato. Agora o facto de autor falar de Portugal, não significa que este seja um problema predominante português, muito pelo contrário. Simplesmente o autor da citação conhece o problema de blogosfera em Portugal e fala disto. Não encontrei no texto a referencia de que o problema é apenas português, apenas que os portugueses têm este problema.
Como diria isto matematicamente: "alguns dos portugueses têm este problema" não é equivalente ao "este problema é só dos portugueses"

abraço:)

29/8/05 12:28  
Blogger Dasha said...

Querido Escorpião,

Como uma verdadeira Leõa, eu vou travar a discussão por aqui, dizendo que concordo consigo!:)

Que tal? Não estava a espera?:) Pois é, ainda tem muito por descobrir.

Beijinho e bom trabalho

29/8/05 15:18  
Anonymous Anonymous said...

E após toda esta discussão atrevo me fazer um desafio... Qual a opinião da pessoa anónima sobre este assunto? Dado que tem comentado por várias vezes este blog...Que tal fazê-lo agora, mesmo sob essa capa que, cobardemente (minha modésta opinião) usa? Estou curiosa..... (Defeito meu...confesso)

29/8/05 20:21  
Anonymous Anonymous said...

JÁ NAMORAS? OU AINDA ANDAS OCUPADA COM BLOGS DE CHEIROS E AVENTURAS PELAS CIDADES QUE TE DÃO CABO DA CABEÇA? COMEÇA A PENSAR NISSO, OU A ACEITAR QUE ESSE É O TEU MAIOR DESAFIO OU A TUA MISSÃO IMPOSSÍVEL.

8/9/05 10:00  
Blogger Dasha said...

Boa, Earworm!!!!
Foste genial:)))
Obrigada!

12/9/05 09:38  
Anonymous Anonymous said...

Não te percebo. Precisas de ajuda para te defenderes? Aceita o que não consegues... Eu não sei quem é que anda com falta de umas quecas...

13/9/05 11:01  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr