Tuesday, February 14, 2006

Portas

As vezes, as pessoas em quem confiamos esfaqueiam-nos nas costas, continuando a sorrir-nos na cara, a pensar que somos parvos e vamos deixar passar isto! Eu não consigo olhar lhes nos olhos desde segunda feira... não consigo e pronto...
Não é digno do meu respeito aquele que segura uma pedra no bolso e continua a sorrir. Não é digno aquele que pronuncia slogans e atira a areia nos olhos, comportando-se de forma contraditória aos slogans que pronuncia! Não é digno aquele que num dia contraria tudo que disse ao longo de 2 anos! Não é digno aquele que se recusa a ver o óbvio, só porque lhe dá mais jeito assim! A consciência tranquila é algo tão moldável, basta convencermo-nos de que o esgoto que despejamos estava sempre aí!
A hipocrisia é um pecado, e não adianta ir a missa e enfeitar-se com crucifixos e gritar sobre o valor da família e respeito pelo próximo, se este respeito é usado como uma mascara, debaixo da qual transborda a falsidade. Os verdadeiros valores não precisam de ser exibidos em Corel Draw, porque se estão lá, não passam despercebidos! Mas se não estão, claro que é preciso escreve-los com letras a bold, não haja alguem que desconfie que aí atrás da fachada, está um tronco podre...
E eu... eu não consigo olhar-lhes nos olhos... vi medo e insegurança... vi que sabiam que estavam a ser injustos, mas 5 minútos de remorsos e 10 ave marias compram o direito de continuar a proclamar os valores e as virtudes que vendem mais e dormir sossegado!

Vou partir... não porque eles se convenceram de algo que lhes faz sentir-se melhor... vou partir porque esta porta tinha que ser fechada, estava há demasiado tempo aberta e já não deixava entrar a luz, já entrou tudo que tinha que entrar... vou partir, porque abriram-se várias portas de repente... porque há pessoas que são sinceras e honestas e porque eu vou continuar a confiar quando conheço alguem e não ter medo de errar. E embora a minha maneira de ser deixa muita gente irritada, é mil vezes melhor do que viver com uma pedra no bolso e medo de errar!

Fiquem bem... a semente podre nunca dará uma arvore saudável... e quem fecha a porta agora, sou eu...

20 Comments:

Blogger Atlantys said...

Então menina? Que se passa? :)*

15/2/06 09:40  
Blogger Rubia said...

São situações tristes mas nunca te deixes abalar por questões de ética.
Tb me dizem q nunca hei-de ser rica devido a minha atitude. Mas digo-te: o quanto não vale acordar de manhã, e poder dizer: eu sou integra e honesta... NÃO DEVO NADA A NINGUEM!
E se n enriquecer por causa disso, n tem importância... pelo menos serei feliz, e posso encarar toda a gente, SEM MEDO.
bjitos, tem coragem

15/2/06 11:07  
Anonymous Anonymous said...

lindo Dasha! Acho que abriste o teu coração (acredita: falaste por ti, mas por mim também) e se as pessoas que foram injustas contigo lerem este testemunho, se tiverem ainda alguma noção de bom senso e justiça verão o erro que cometeram e terão vergonha das suas atitudes.
No entanto, como há males que vêm por bem esta pancada que levaste também te mostrou que, com toda a certeza, existem outras realidades bem mais saudáveis e que te farão mais feliz. Algo que concerteza já não acontece a quem deixas para trás nessa porta que TU fechas.

15/2/06 14:58  
Anonymous Anonymous said...

É a chamada realidade virtual, bem diferente daquela que conheces...

15/2/06 15:15  
Blogger Unknown said...

Grande beijinho(K)

15/2/06 17:18  
Blogger RedAlert said...

Olá, minha amiga. Nestas ocasiões suponho que não haja muito a dizer. Fica aqui apenas uma palavra de simpatia e força para o futuro. Já nos conhecemos há algum tempo e não tenho dúvidas que vais dar a volta por cima... lá isso vais...
Beijinhos.

16/2/06 19:33  
Blogger RedAlert said...

Estou chateado há bastante tempo...e isto que se passou contigo ainda me fez pensar mais nisso... Este país está a atravessar uma fase estranha... perderam-se muitos valores, perdeu-se o respeito pelo próximo, cada um a tentar dar cacetada no outro... não sei o que se passa, mas que as coisas não são como há uns anos atrás, não são...eu pelo menos, noto diferença... tentando manter a mesma postura de sempre, de vez em quando levo cacetada... mas prefiro assim, do que a hipocrisia... prefiro sofrer de vez em quando, do que ser hipócrita, mentiroso, falso, manipulador, etc, etc. É um esforço grande, mas acho que vou conseguindo... Não abdico de determinados valores... venha quem vier... Dasha, tu ainda és muito nova, tens muito para aprender... tenta fazê-lo com tudo que de bom e de mau te acontece... isso servirá para a tua própria evolução e um dia mais tarde sentir-te-ás recompensada por não te desvisares dos teus valores e das tuas convicções... e pronto, que este país está uma merda, isso está...

16/2/06 19:41  
Blogger RedAlert said...

...e digo-te mais... vou sentir a tua falta no Carnaval... já tinha pensado em te desafiar para o jogo do "Risk"... também é estratégia, em tabuleiro, por isso ia ser fixe. Tenho muita pena que não vás... Não vou ter o gosto de te dar uma "coça"... :)
Bjocas.

16/2/06 19:45  
Blogger RedAlert said...

Aproveita e combina tu um jantar com os amigos... Dado que o povo anda muito preguiçoso, arranja aí uma data para fazermos a tua "despedida"... nos EUA os gajos divertem-se e comem quando há funerais... aqui não é funeral, por isso acho que é um motivo ainda maior para uma comemoração qualquer...seja o que for... certo?
Bjocas.

16/2/06 19:48  
Blogger RedAlert said...

... hoje estou um chato, não é?... :)

16/2/06 19:48  
Blogger Dasha said...

Não, tens sido um espectaculo... também tenho muita pena em não ir no Carnaval, estava mesmo com vontade de ir, mas dado as circunstâncias... tenho que primeiro resolver as coisas... Mas vê-la, agora vou estar em Aveiro e podemos combinar um jantar com o pessoal da zona Aveiro-Feira-Cortegaça, já que combinar com todos os mestrados tem sido dificil. Vamos fazer uma mini despedida... depois de 15 de março:)
E depois.... depois vou marrar a tempo inteiro na tese até setembro... Estou ansiosa para começar a trabalhar nela, a sério...

Beijinho.... e obrigada pelo apoio :)
Vamos jogar Risk depois de 15 de março e EU VOU TE DAR UMA SOVA!!! (só tens que me explicar as regras :)))

16/2/06 20:01  
Blogger Dasha said...

acho que não se diz sova :nuneco_a_folhear_o_dicionário:...

16/2/06 20:04  
Anonymous Anonymous said...

Ohh....não é digno não é dgno...olha não é digno....ainda ligares a isso, e passarem uns 15 minutos a escrever sobre isso. Não é digno dares demasiada importancia a quem a não tem! e se vais partir......parte de cabeça levantade, e com dignidade!

17/2/06 11:35  
Blogger Zé Carlos said...

Oi Dasha ... eu vim lhe fazer um convite para que no meu Blog, veja um pouco do Carnaval brasileiro, a maior festa do planeta !!! Sinta-se bem-vinda.... abraços amiga ..
PS: Dasha, seu Blog é maravilhoso... bom gosto imenso.

25/2/06 11:42  
Anonymous Anonymous said...

Às vezes é preciso ver as situações de todos os pontos de vista e não apenas do nosso. Acho que foi um momento difícil para ti, mas devias tentar ver todas as perspectivas do problema (se é um problema).

8/3/06 14:12  
Anonymous Anonymous said...

Finalmente chegou o 15 de Março, o dia que pelos vistos tanto ansiavas... deixas saudades ao partir... vamos sentir falta das brincadeiras e da boa disposição que até a algum tempo ainda transmitias!
Depois de ler tudo o que está no Blog e ver aquilo que pensas das pessoas que deixas para trás apenas me resta dizer uma coisa: Tenho pena que não tenhas aprendido nada com o que se passou...
Às vezes parece que o mundo desmorona, mas se nós não assumimos as nossas atitudes e preferimos despejar as culpas nos outros é claro que não vamos aprender e vamos continuar a cometer o mesmo erro.
Desejo-te as maiores felicidades e espero que a partir de agora a tua vida seja esse sucesso que tanto proclamas, onde tu não tens qualquer defeito... Caso uma situação semelhante venha a suceder lembra-te que convém crescer e assumir os erros. Porque apenas quando se admite que se erra se pode crescer e avançar... Desde já saliento, o problema não está em cometer os erros, está antes em não assumir que se errou...

Fico muito triste com a consideração que tens pelas pessoas que sempre quiseram o teu bem, até mais do que tu própria e que desistiram de te ajudar quando perceberam que ao te tentarem ajudar tu cada vez mais pioravas as tuas atitudes perante a tua própria saúde...

Peço-te que penses bem no que se passou e que tentes crescer, caso contrário mais portas destas se irão fechar ao longo da tua vida.
Este é apenas o meu último conselho, já que decerto que me incluis na lista das pessoas que te olham com uma pedra na mão escondida no bolso.
Eu nunca quis o teu mal, soube do que se passava, mas como percebi que comigo não querias falar sobre o assunto, nem tentei. Respeitei o teu silêncio porque achei que era isso que desejavas... mas pelos vistos quem tem as pedras escondidas nos bolsos és tu...

Muitas felicidades!
Inês Cardoso

15/3/06 19:54  
Anonymous Anonymous said...

Este post está on-line desde 15/02 e esperaste, Inês, pelo último dia (como referes no teu comentário, aliás finalmente...) para só quando a vês pelas costas (às 19:45 - presumo que ela já teria saído) emitires a tua opinão? Não me parece uma atitude de uma pessoa muito digna, evoluída e madura, como queres fazer parecer no teu comentário (mas é só uma opinião).

16/3/06 11:17  
Anonymous Anonymous said...

:)
Tens razão no comentário que realizas.

Tu não me conheces e se frequentas habitualmente o blog da Dasha sabes que são muito poucos os comentários assinados por mim. O que significa que poucas vezes o visito...
Infelizmente não me lembrei mais cedo de vir ver o blog. Até porque, e a Dasha lembra-se certamente de que eu normalmente só ia ver o blog quando ela me alertava.
Apenas me lembrei devido ao que sucedeu no momento da saída, porque se tivesse visto antes não teria feito o comentário aqui, antes falado directamente com ela como sempre fiz.
E ainda espero poder ter a oportunidade de falar abertamente contigo Dasha...

Beijinhos!
Inês Cardoso

17/3/06 17:46  
Blogger Woman Once a Bird said...

Pois Inês, quem te conhece sabe o quão bem intencionada tu és sempre. Sabe, também, como a tua imagem é suficientemente cuidada para pareceres muito honesta e profissional. Mas como sabes, os papéis/máscaras que assumimos, quando não são genuínos, começam a falhar - a tinta escorre mais cedo ou mais tarde - e os que nos rodeiam percebem perfeitamente quem somos e as nossas intenções.
Espero que em alguma altura da tua vida, percebas que a felicidade não reside no olhar o outro sempre do ponto de vista da ameaça. Até lá, vais continuar a trabalhar em Glória e a voltar para casa, de coração vazio. Fica bem.

21/3/06 11:14  
Blogger Woman Once a Bird said...

Ah, queria salientar também que estou perfeitamente ciente da tua "frontalidade". Dizes sempre o que "pensas" dos outros - desde que quem interesse ouça. E desde que isso te enalteça, como é óbvio!

21/3/06 11:16  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr