Wednesday, August 03, 2005

Confissões...

Na vespera de férias, que só chegam daqui a 2 dias, apetece-me contar como tem sido a minha vida desde setembro de 2004... Numa onda filosófica...

Em setembro de 2004 entrei no mestrado em Inteligência Artificial, e nem me perguntem porque... Era o que eu queria já há 5 anos, e onde já concorri uma vez, mas as questões laborais não me permitiram realizar este sonho. Como sou persistente, voltei a concorrer outra vez e entrei... A minha vida passou a ter este horário: acordar as 8H30, chegar ao emprego as 9H30, trabalhar até as 18H-19H (o que faço no emprego não tinha muito a ver com o tema do mestrado, por isso nem podia consciliar), depois ir a casa, comer a pressa e sentar-me para estudar, porque os trabalhos do mestrado são muitos e tinha quase todas as semanas entregar alguma coisa. Assim até as 3H damanhã, depois ia dormir, e assim sucessivamente.

Depois ia 3 vezes por semana ao Porto as aulas (Coimbra-Porto, para quem não percebeu...) As aulas acabavam ora as 23H, ora as 20H..., sabado até 1H... depois resto do sabado a estudar, domingo também... Tinha 5 disciplinas por semestre...

Agora que acabei finalmente a parte lectiva, sinto um peso tão grande sobre as minhas costas... Um peso de não ter vivido durante 11 meses! Eu só trabalhava, estudava, assistia as aulas, dormia e comia... As vezes tentava alinhas nas aulas de bodycombat, mas já há 1 mes que não o faço... Estou cansada... Desde segunda-feira ando a dormir em pé, custa-me concentrar, não sei o que faça...

As vezes tenho inveja dos meus colegas, que são professores na escola e têm horário menos denso (24 horas contra as minhas 40 semanais??) e podem se dedicar ao estudo e fazer os trabalhos durante o dia, enquanto eu só os podia fazer a noite ou a fim de semana... As vezes tenho inveja deles, mas todos têm os seus problemas, e não posso pensar em quem tem mais tempo e quem não...

E as vezes invejo aos bolseiros, que têm bolsas nas faculdades onde estudam e podem dedicar-se as suas teses a tempo inteiro, e depois ainda se queixam de excesso de trabalhos e estudos... O que eles têm é um luxo inacessível a alguns! Raios... estudam e trabalham no mesmo sítio e têm todo tempo do mundo para se dedicar a tese e ainda se queixam... mas pronto, aí também não estou ser imparcial, e não devia olhar para a vida dos outros, mas para a minha...

Mas não posso proibir-me de ficar indignada com as queixas que fazem sobre ser dificil, de não terem tempo de não conseguirem, porque acabo por compara-los comigo, e eu consigo, talvez nas condições mais complicadas... Sei que não é justo, mas sou humana.

E depois deixo de comparar, e sinto me simplesmente exausta e cansada... Tantas são as vidas, e tenho os colegas que são capazes de ter uma vida mais complicada que a minha, por causa de filhos, empregos exigentes, e não sei o que mais... E nem estou numa situação má, até muito boa. Tenho um emprego onde me apoiem e reconhecem. Mas tenho mau feitio e tinha que despejar isto para fora. Pronto, agora vou ser alvo de criticas, mas precisava de falar...

Abraço...

2 Comments:

Blogger Dasha said...

Após falar com um colega a quem este post também dizia respeito, quero explicar que esta confissão serve não para acusar ninguem de ser isto ou aquilo, mas apenas de explicar a origem de algumas de minhas atitudes menos simpáticas (brutas a apontar sobre os defeitos dos outros) durante este ano... certas coisas vão se acumulando e têm output menos esperado, como a falta de toleráncia para com defeitos dos outros, foi o meu caso.

Por isso perdoam-me e não julguem...

abraço

4/8/05 00:59  
Blogger Dasha said...

Alex, obrigada pelo comentário.

Tens toda a razão no que dizes. E este post vem na sequência de eu sentir-me culpada por agir contra alguns colegas, apontando-lhes os seus defeitos de (falta de organização, falta de motivação, queixas pelo excesso de trabalho, não cumprimento de prazos...etc...). Sinto que não tinha razão em julga-los, porque todas as situações têm as suas virtudes, mas defeitos são muitos também, como a tua, de instabilidade financeira, p. ex. So que os outros, vêm mais facilmente as virtudes da situação do outro e comparam. Eu não tinha razão, e este post vem no sentido de explicar aos meus colegas razão de alguns comportamentos e julgamentos errados que fiz, e de quais agora arrependo-me... Mas como não posso andar para trás, vou ao menos explicar o porque da minha natureza mal feitiosa de os criticar, sem nenhuma necessidade disto:)

Beijinhos e espero que continues a visitar este blog:)

4/8/05 11:06  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr