Monday, June 13, 2005

Redes Neuronais com problemas de bebida

Hoje foi dificil encontrar um momento para publicar um post, mas já que não dou sinais de vida desde quinta-feira, sinto que devo refrescar este blog... Amanha tenho o exame de multimédia e novos serviços, a matéria tem sido detestável: redes, compressão de vídeo, audio, imagem, transmissão de dados, etc, etc, etc... A matéria está repleta de códigos de silabas que evaporam-se da minha cabeça meia hora depois de terem lá entrado... E o exame é sem consulta... E o problema é que a minha cábula já está na decima setima folha!!!! E agora? onde a meto e como a consulto? E ainda não cheguei a iluminar 4 tópicos dos 7 da matéria...

Com esta maratona de estudo desesperado, que me fez atrasar a entrega de um livro na biblioteca (pois, agora multa...) no sabado, cheia de "vontade" de estudar multimédia, finalmente peguei no trabalho de reconhecimento de padrões!!!! Aleluia! Já devia ter pegado há 2 meses! e já fiz 18 páginas (das quais apenas 7 informativas, e outras com diagramas, gráficos, indice e capa). Mas o tema do trabalho é tão emocionante (em comparação com redes da multimédia) que vou contar um bocadinho sobre isto aqui: Tenho os dados sobre vinhos da mesma região mas produtores diferentes, 13 atributos diferentes da composição quimica de cada vinho, por sorte tenho discriminado que vinho pertence a que produtor. Tenho que fazer uma analise a estes dados identificando os componentes principais e construir uma rede neuronal para o reconhecimento de vinhos. É emocionante, não? Claro que estou deixar de parte inúmeras tarefas que tenho que fazer pelo caminho, tal como análise estatística, clustering, teste de Kruskal-Wallis (ainda não percebi bem o que pretende fazer este teste) e um inúmero de testes possíveis e impossíveis... O software que vou usar? Tudo que vier a mão (como não podia deixar de ser), ou seja, Statistica, Matlab, SSPS, R 2.0.1... e tudo que possa surgir ou que arranje para instalar. O que já fiz está em R e Statistica, mas ainda tenho uma certa dificuldade em interpretar alguns resultados e manejar Statistica (nunca mexi no software), mas quando, se não agora, que vou aprender uma coisa nova?

E hoje o meu pai faz anos... E eu estou em Coimbra a trabalhar/estudar (tive reunião ainda damanhã) e agora estou chatear o Nuno com a matéria de multimédia, ele coitado já arrepia quando eu chamo: "Nuuuno, o que é....???", e só depois vou procurar no google... O comodismo humano é infinito, preferimos que a solução nos venha pronta a comer sempre que existe esta possibilidade...

Agora vou estudar...... Amanhã cruzam os dedos... Especialmente depois das 17H...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Isto é que é estudar, escrever no blog???
Um intervalo também...

brrrrrrrr

já quer tirar outra dúvida, xiça...


;-)

13/6/05 17:50  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr