Tuesday, August 30, 2005

O caminho...

Esta é uma série de fotos com designação "Caminho Aveiro-Coimbra":)

Sempre em frente...

A indicação de Mealhada: 5 km, Coimbra 27km:)

Eu adoro este sítio, ao pé de Intermarche da Mealhada...

Nesta mata trabalham as mulheres pertencentes a profissão mais antiga do mundo... Costumam estar a berma da estrada. Não tirei fotografia a nenhuma delas porque não estou aqui para fazer lhes a publicidade...

Só para mostrar que eu cumpro os limites de velocidade (60km/h)... Pronto... tb é para mostrar que tenho um BMW:)

Semáforos na Rotunda do Sal em Coimbra... Demoro mais de 5 minutos a faze-la e tenho que parar em vários semáforos... O dia estava nublado damanha, o ceu estava coberto de núveis e o nevoeiro cobria a cidade

E embora o carro já conhece o caminho, eu as vezes tenho que o ajudar:))) E sou uma grande ajuda, na minha modesta opinião:)))


Este temá terá continuação... E ainda tenho que relatar o caminho para Porto:)

Monday, August 29, 2005

Dick

Este post é dedicado ao meu cão (novamente). As fotos fantásticas são da autoria do meu mano.

Ele já está crescido, com 10 meses, torna-se cada vez mais inteligente, alem de obedecer alguns comandos, percebe o que lhe dizemos e realiza certas tarefas compreendendo as frases livres. É espectacular ver a sua evolução, porque em 8 meses cresceu de 2 quilos para 50, todas as semanas estava diferente. Penso que ainda vai crescer mais. Já não há conflictos com o cão velhinho, o Dick compreendeu que o velhinho é que manda e obedece-lhe, embora este tem um decimo do tamanho do Dick!

Ele vive em casa e embora a intenção é ele ficar a viver na rua, a experiência mostra que vai ser dificil: ainda não tivemos nenhum animal doméstico que pusessemos viver na rua. Entretanto o meu mano está lhe construír um canil grande no quintal.

Ele é danado para brincadeira, alem de brincar 80% do seu tempo, gosta que as pessoas participam nas suas brincadeiras e é capaz de passar um tempão a buscar a bola ou brinquedos de borracha que lhe atiramos.

E ao mesmo tempo quando vêm estranhos a casa, ele transforma-se numa fera e temos que seguir certos procedimentos para ele não atacar as visitas. Já o vi partir com facilidade um ramo de arvore de grossura de um braço...

Pronto... este post pareceu um bocado a composição da escola primária intitulada: "O meu animal domestico":))) Mas é que estive a trabalhar até aqui e estou exausta, por isso o meu potencial criativo encontra-se em baixo:) Logo tento postar mais:)

Anonimato nos blogs

Ultimamente tenho sido o alvo de ataques anónimos de um frequentador de blogs. Como consequência disto, publico aqui o texto que gostei e que é da autoria do Bloguitica datado de 21.8.05. Acho interessante le-lo e tirar as conclusões.

Acho curiosa esta necessidade que os portugueses têm de se refugiar no anonimato para expressarem as suas opiniões na blogosfera. Esta incapacidade, muito generalizada, de se assumir aquilo que se pensa, diz, ou escreve.Obviamente, a razão directa deste receio em assumir as opiniões pessoais tem que ver com a recusa em assumir os custos, reais ou imaginários, que lhe estão associados. Independentemente das racionalizações que cada um possa fazer para justificar o seu caso pessoal, a verdade é que estamos sempre a falar de uma recusa ou receio em assumir as consequências do que se pensou, disse, ou escreveu.Muito embora possa parecer irrelevante, esta questão toca numa das questões mais fundamentais de um regime democrático. Isto porque esta recusa em assumir os 'custos do pensamento' tem consequências no exercício da cidadania e na qualidade da democracia.Na realidade, a opção pelo anonimato na blogosfera revela plenamente o défice de cidadania e a qualidade da democracia em Portugal

Friday, August 26, 2005

De volta...

Era para publicar isto ontem, mas o primeiro dia de trabalho depois de férias normalmente é o mais atarefado e quando me lembrei de postar aqui sobre o meu regresso a blogosfera já eram 3h damanhã...

E é assim... as férias acabaram... confesso que dormi muito, vários dias só me levantava para comer e voltava a dormir... acho que o meu sistema nervoso estava mesmo a precisar do descanso.

Tive vários dias em que me levantava as 7H damanha e voltava a casa as 3H damanha do dia seguinte de tanto passear. Catedrais, ruínas, parques, castelos, santuários, museos... churrascos, passeios, noites a tocar viola e a cantar, jogos de cartas e monopólio, cinema, tripas de after eight na Barra, rever bons amigos que já não via há tempos... Tudo isto tem um nome: férias:)

Passei a inspecção do carro!!! YUPPI!!! Tive que trocar os pneus, nada mais. Pelos vistos a minha condução melhorou, porque já há 2 anos não tenho que fazer nenhuma reparação ao carro, enquanto ando que se farta (+-600km por semana).

Nos últimos dias dediquei-me um bocadinho ao mestrado, a ler alguns papers, não muitos. Também defini algumas estratégias para o jogo que estou a programar.

Estava com muita vontade de voltar ao trabalho, não sei se sou workaholik, mas estava com saudades desta rotina, de pessoas, de almoços em grupo. Quando cheguei, vieram logo todos para me cumprimentar, com beijinhos e abraços. Cada vez mais sinto que somos uma família grande. Sorrisos e brincadeira no local de trabalho têm uma presença constante e o seu valor é inestimável.

Encontrei a minha secretária cheia de cinza: os fogos entraram em Coimbra e as encostas, antes verdes, ficaram negras. A cinza cobriu as ruas e os telhados, e a noite ao abrir a janela do meu quarto (no sótão) levei com uma chuvada da cinza.

Agora vou voltar ao trabalho:)
Bom fim de semana e boas férias para quem ainda as tem:)

Friday, August 05, 2005

FERIAS!!!!

Como uma pessoa organizada, fiz um pre-projecto de férias... Ou seja, o plano de férias!!! Não vou ter net nas férias, talvez passe por aqui esporadicamente. Mas estou de volta dia 25 definitivamente para continuar a viver a frente de computador(es) e espero encontrar aqui muitos comentários!!!
E aqui está... O plano de férias... Por ordem de importância.
1. Dormir (para quem não acompanhou a saga de férias, é só para recordar...)


2. Divertir me a grande (os planos são muitos, passear e ver Portugal, sky-surf, canoagem, paintball, festa de anos, ..., nada de computadores...)


3. Resolver problema com inspecção do carro que é em agosto...


4. Voltar a fazer natação diariamente e ir as termas!


5. Se o clima aquecer ou os fogos chegarem perto... sempre me posso tentar esconder neste local fantástico que não é só frio, mas também está cheio de comida!!!


6. E conhecendo me como conheço, por mais que tente sobreviver sem o computador, é claro que vou quebrar a promessa de não mexer nele e vou tentar ir a net para ver as novidade de blogues:)


Beijinhos e boas férias para quem ainda as vai ter:)

E agora... o talento escondido (ou nem tanto)

Mas que talentos escondidos? Não tinha eu já todos os talentos a transbordar??? Pelos vistos não...


Your Hidden Talent
You have the power to persuade and influence others.
You're the type of person who can turn a whole room around.
The potential for great leadership is there, as long as you don't abuse it.
Always remember, you have a lot more power over people than you might think!



Pelos vistos posso virar uma sala de avesso e tenho mais influência sobre os outros que penso... E sou chefe nata?? Ok, vou contar uma história a condizer...
Tinha eu 7 anos de idade e passava o verão na casa de verão (quinta). Tinha frequentemente tarefas detestáveis tais como tirar ervas daninhas do quintal, ou apanhar as pinhas... E só depois me deixavam ir brincar... O que eu fazia? Saia a rua e perguntava a miudeza:
"Quem quer brincar comigo?"
E toda gente:
"Eu! Eu!"
(Eu era muito popular, para quem não percebeu), e lá acabava eu a andar entre os miudos que estavam a tirar ervas daninhas do nosso quintal e eu a coordenar e a orientar o seu trabalho: "Falta tirares naquela zona!"
"Sim senhora! Está muito limpo! Nem uma ervinha!!"
"Não pises as flores!!" etc...
Atenção, eu fazia isto e semelhante quando tinha 7-12 anos!!! Conforme uma tarefa proposta, organizava as pessoas (nem sei como as conseguia cativar) que faziam-na por mim...
Ai o lider que está a morrer dentro de mim...

Caminho para o (meu) coração

Não sei se alguma vão precisar de alguma coisa minha, apontamentos, algum trabalho para faculdade, ou não sei o que mais... De qualquer forma, fica aqui o mapa pormenorizado sobre o caminho para o meu coração:)))


The Keys to Your Heart


You are attracted to those who are unbridled, untrammeled, and free.

In love, you feel the most alive when things are straight-forward, and you're told that you're loved.

You'd like to your lover to think you are stylish and alluring.

You would be forced to break up with someone who was insecure and in constant need of reassurance.

Your ideal relationship is open. Both of you can talk about everything... no secrets.

Your risk of cheating is zero. You care about society and morality. You would never break a commitment.
You think of marriage as something precious. You'll treasure marriage and treat it as sacred.

In this moment, you think of love as something you thirst for. You'll do anything for love, but you won't fall for it easily.

Estranho... porque será?

Quando fiz o teste, estava convencida de que me dava algo exotico, China ou França, ou Itália, na pior das hipóteses... A surpresa, é que deu me a Russia.... Será que há características impossíveis de exterminar? E atenção que nem escolhi borsch e vodka na primeira pergunta!


Your Inner European is Russian!


Mysterious and exotic.
You've got a great balance of danger and allure.


E vocês? O que vos dá?

Como nasce um paradigma (autor desconhecido)

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas.
Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui ..."
"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO"
Albert Einstein

Thursday, August 04, 2005

Férias... continuação

Hoje continuo a saga sobre as minhas férias... depois me fartar de dormir naquele sofa azul vou me mudar para a cama não feita e dormir debaixo da ventoinha...
ai que bom... fresquinho!!!

Visão dos cães e gatos

há quem diga que os animais têm visão a preto e branco e há quem acredita que não conseguem distinguir as imagens planas (da tv ou desenhos)... mas acontece que o meu pastor alemão reconhece o seu "irmão" quando na televisão passa Rex-cão polícia, e é verdade que o meu cão rafeiro gosta de ver filmes sobre gatos, ou national geográfic... e também é verdade que o nosso gato (que desapareceu há 6 anos) adorava deitar-se em cima da televisão e baixar a cauda sobre a imagem no momento mais importante do filme!!!

eu adoro gatos... e cães também... cresci rodeada de animais e estava sempre a trazer animais abandonados para casa (viviamos num apartamento), ora tinhamos corvos na varanda, com asas partidas a curarem-se, ora tinhamos um galo, ora porquinhos da india... O aparecimento do meu irmão(10 anos mais novo) foi também uma altura marcante:))

Ok, fica por aqui... senão as pessoas vão deixar de ler os meus posts, eu escrevo demais:)

Menina de oiro....

Your Power Color Is Gold

At Your Highest:

You are engrossed in passions that mentally stimulate you.

At Your Lowest:

You seek thrills and neglect what's important in your life.

In Love:

You see dating as adventure and approach it with an open attitude.

How You're Attractive:

You passion for life makes others passionate about you.

Your Eternal Question:

"Am I Having Fun?"
Será que isto significa que sou uma menina de ouro??? Ou que tenho alma de ouro??? Ou as mãos de ouro??? Ou tudo que faça se transforma em ouro??? O teste não especifica bem, por isso posso ser tudo isto:))) YESSS!!!!!
fazer a tese em robotica educativa para que se as criancas ja tem brinquedos tao... aliciantes!!! nao estou a ver esta crianca trocar a garrafinha por um robot programavel, por mais multiagente e emotivo que este seja!!!

Wednesday, August 03, 2005

Confissões...

Na vespera de férias, que só chegam daqui a 2 dias, apetece-me contar como tem sido a minha vida desde setembro de 2004... Numa onda filosófica...

Em setembro de 2004 entrei no mestrado em Inteligência Artificial, e nem me perguntem porque... Era o que eu queria já há 5 anos, e onde já concorri uma vez, mas as questões laborais não me permitiram realizar este sonho. Como sou persistente, voltei a concorrer outra vez e entrei... A minha vida passou a ter este horário: acordar as 8H30, chegar ao emprego as 9H30, trabalhar até as 18H-19H (o que faço no emprego não tinha muito a ver com o tema do mestrado, por isso nem podia consciliar), depois ir a casa, comer a pressa e sentar-me para estudar, porque os trabalhos do mestrado são muitos e tinha quase todas as semanas entregar alguma coisa. Assim até as 3H damanhã, depois ia dormir, e assim sucessivamente.

Depois ia 3 vezes por semana ao Porto as aulas (Coimbra-Porto, para quem não percebeu...) As aulas acabavam ora as 23H, ora as 20H..., sabado até 1H... depois resto do sabado a estudar, domingo também... Tinha 5 disciplinas por semestre...

Agora que acabei finalmente a parte lectiva, sinto um peso tão grande sobre as minhas costas... Um peso de não ter vivido durante 11 meses! Eu só trabalhava, estudava, assistia as aulas, dormia e comia... As vezes tentava alinhas nas aulas de bodycombat, mas já há 1 mes que não o faço... Estou cansada... Desde segunda-feira ando a dormir em pé, custa-me concentrar, não sei o que faça...

As vezes tenho inveja dos meus colegas, que são professores na escola e têm horário menos denso (24 horas contra as minhas 40 semanais??) e podem se dedicar ao estudo e fazer os trabalhos durante o dia, enquanto eu só os podia fazer a noite ou a fim de semana... As vezes tenho inveja deles, mas todos têm os seus problemas, e não posso pensar em quem tem mais tempo e quem não...

E as vezes invejo aos bolseiros, que têm bolsas nas faculdades onde estudam e podem dedicar-se as suas teses a tempo inteiro, e depois ainda se queixam de excesso de trabalhos e estudos... O que eles têm é um luxo inacessível a alguns! Raios... estudam e trabalham no mesmo sítio e têm todo tempo do mundo para se dedicar a tese e ainda se queixam... mas pronto, aí também não estou ser imparcial, e não devia olhar para a vida dos outros, mas para a minha...

Mas não posso proibir-me de ficar indignada com as queixas que fazem sobre ser dificil, de não terem tempo de não conseguirem, porque acabo por compara-los comigo, e eu consigo, talvez nas condições mais complicadas... Sei que não é justo, mas sou humana.

E depois deixo de comparar, e sinto me simplesmente exausta e cansada... Tantas são as vidas, e tenho os colegas que são capazes de ter uma vida mais complicada que a minha, por causa de filhos, empregos exigentes, e não sei o que mais... E nem estou numa situação má, até muito boa. Tenho um emprego onde me apoiem e reconhecem. Mas tenho mau feitio e tinha que despejar isto para fora. Pronto, agora vou ser alvo de criticas, mas precisava de falar...

Abraço...

Férias...

Para semana vou de férias... Eis o que vou fazer...

Ok, não vou fazer apenas isto, mas isto ocupará maior parte do meu tempo... E já sei o que vou fazer mais (praia não, sou daquelas pessoas que podem passar um ano sem ir a praia, ou ir lá só de noite)...

Vou passiar e ver Portugal com os amigos alemães e vou dormir... vou dormir... e dormir mais... e mais um bocadinho... depois acordo e vou outra vez dormir....

Que perspectiva tão fantástica!!!

Tuesday, August 02, 2005

Palhaçada científica!

Voltei a escrever no blog oficial da tese, comecei preenche-lo com as informações ligadas a tese e tive a intenção de o manter sóbrio e sério.... e descarrilei!!! Não consegui manter a seriedade!!! A fim de alguns posts preenchidos de seriedade e informação relevante, comecei a meter piadinhas, embora ligadas a tese... Quer dizer que não consigo passar sem palhaçada, tenho que sempre estar a brincar com alguma coisa!

Será que alguma vez conseguirei criar um blog ou site sério sobre um assunto científico, ou vou estar sempre na palhaçada? Será isto caracteriza de uma forma negativa as minhas capacidades mentais??? Ohhh... que desespero!

P.S. Esta gaija não sou eu... para quem não me conhece...

Dieta Mediterrânica

como uma pessoa que não gosta de americanos achando-os burros (generalizando, o que também não fala a meu favor, mas paciência), descubro aqui mais uma razão para gostar da nossa velha e culta Europa e rir-me de americanos!!! Viva dieta mediterrânica!!!! (para semana sem fala começo a fazer-la, e piscina todos os dias!!!)

O peso da tese...

sinto me assim... a carregar o peso da tese, da responsabilidade, de (nao)conhecimento, de... mim:)
~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr