Thursday, September 01, 2005

Passeio por Coimbra

Desta vez vou levar vos a conhecer um bocadinho de Coimbra, especialmente a universidade, um bocadinho de jardins e vistas panoramicas. Claro que é impossível mostrar todos os recantos da cidade numa sessão fotográfica, e falta me muito por mostrar que espero compensar ao longo do tempo. Mas por enquanto vou mostrar isto...

A parte antiga da Universidade de Coimbra que foi fundada pelo D. Diniz no seculo XII em Lisboa e transferida para Coimbra no seculo XV pelo D. Infante Henriques. A entrada para a parte antiga é esta:

A parte antiga tem uma praça que está rodeada de edifícios nos três lados e com vista para a Coimbra. No lugar de destaque está uma esculptura de D. Infante Henriques:

Esta parte antiga também se chama largo das escolas. Tem uma torre onde antigamente tocava o sino para o início de aulas. Esta torre é o ponto mais alto de Coimbra. Pelo que me contaram, só deixam entrar para lá pessoas uma vez por ano, num dia especial, visto que a torre está em perigo de cair. A torre é esta:

O tal largo das escolas tem capela e biblioteca por um lado, faculdade de direito por outro lado e um prédio que não sei bem o que do terceiro lado, mas que parece ser reitoria. Aqui vemos a biblioteca Joanina:

Ao lado da biblioteca, do mesmo lado está a capela e salas para a defesa de teses (não tenho a certeza se estão no mesmo prédio que biblioteca ou no prédio de direito). Estas salas ainda são utilizadas para eventos importantes e ainda se defendem teses lá. As paredes das salas estão cobertas de quadros com as imagens de professores da universidade de séculos XVI-XIX.

O edifício que segue é a faculdade de direito, que sendo um museu, continua a funcionar... Ainda tento imaginar o que é trabalhar e estudar num sítio destes, pisando todos os dias o chão que tem 5 seculos... Mas quem vive rodeado disto, acaba por se habituar e não reparar no que é uma de maiores atracções turisticas do mundo, como sendo a segunda universidade mais antiga da europa (a primeira é de Salamanca). Isto é a faculdade de direito:
Ainda não esclareci uma questão: a universidade mais antiga da europa é a universidade mais antiga do mundo, ou isto não é assim?

Isto é a vista para a cidade de uma das janelas do edifício onde está a faculdade de direito. A Catedral que vemos é a Sé Velha que acabou de ser restaurada. É muito bonita e grande por dentro.

Isto é novamente uma vista da cidade. Vemos aqui o rio Mondego sobre o qual foi construída a Coimbra. Uma coisa que acho muito característico de Portugal, mas talvez não conheço se isto também está popular nos outros paises, isto é a abundância de telhados vermelhos de telhas... Era algo que me deixava admirada no início e algo a que já me habituei. São muito ecológicos, resistentes e próprios para um país com temperaturas elevadas e muita humidade. Quando vejo nos filmes ou documentários a abundância de telhados de telha, na maioria de casos acabo por descobrir que estavam mostrar alguma cidade portuguesa.


Vista sobre o Mondego e a ponte Santa Clara. Há várias pontes sobre o Mondego, mas penso que a Santa Clara é a ponte central e que dá a uma das partes antigas da cidade: a baixa. Do outro lado de mondego está um mosteiro e uma academia militar. Não sei quando seculos têm mas presumo que tenham a mesma idade que a universidade.


MAis um bocadinho e Mondego e da ponte Santa Clara:


Isto é uma descida que vai dar ao Jardim, a esquerda estão os apoios do viaduto que são verdadeiramente gigantes. Este viaduto está bem conservado e aparenta ter uma idade igual ou maior que a universidade.


Ieto é uma fonte que está no meio do Jardim, a rapariga é uma amiga, mas a foto é mesmo para mostrar a beleza desta fonte com as lilias cor de rosa e peixinhos dourados.


E esta fonte já é do outro jardim, chamado Sereia, foi tirada no ano passado, mas não podia deixar de a mostrar, já que não tenho nenhuma recente. Está o meu irmão com a Di na foto.


E assim termina esta visita pela Coimbra. Não será a última, porque sendo uma cidade onde passo maior parte do meu tempo, terei mais oportunidades de fotografar.

Prometo fazer uma reportagem fotográfica de Aveiro (Veneza portuguesa), da Barra e da Costa Nova num futuro próximo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr