Friday, September 02, 2005

Portugal e os seus azulejos

Como tive a oportunidade em descobrir há pouco tempo, baseando-me na minha experiência e na experiência de pessoas que viajam muito, isto é uma característica muito portuguesa, não existindo nenhum outro pais onde abundassem tantos "frescos" elaborados com azulejos e que cobram grandes áreas nos edifícios novos e antigos. Basta pensar nas estações de comboio, por exemplo (Porto e Aveiro são bons exemplos), nas catedrais, nos palacios. Os azulejos com cenários diversos abundam neste país e são verdadeiras obras de arte e tesouros de Portugal.

Isto é um bocado de parede com azulejos que fotografei dentro da Se Catedral no Porto. Surge me agora uma ideia em tentar coleccionar um número interessante de fotografias de azulejos de diferentes sítios históricos e publicar uma série de post's dedicada a isto: uma meta a cumprir.

Lanço um desafio aos portugueses que estão viver fora de Portugal (como por ex. os frequentadores deste blog): procurem uma característica arquitectónica ou artistica, tal como estes azulejos ou telhas vermelhas, do país onde vivem e escrevam sobre isto (com foros, please). Deve ser algo que os próprios residentes do país já nem notam, mas que espanta os turistas e estrangeiros. Graças a este blog, por exemplo, fiquei a conhecer uma característica de Trinidad e Tobago: abundáncia de cores fortes nas pinturas de casas, interior e exterior.

Abraço e boas descobertas

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

SE um dia te meteres num combio, e andares de pargem em paragem, consegues encontrar um manancial de azulejos enorme.
Todas as estaçoes antigas de comboios têm paredes com eles

5/9/05 10:02  

Post a Comment

<< Home

~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr