Tuesday, June 28, 2005

Os gatos também...

Esta imagem é ternurenta... Do gato que não é meu, apenas um gato qualquer, mas tão querido que não me deixou indiferente:) E já que a Diana anda a meter gatos voadores e eu só tenho cães (tartarugas e hamsters) para publicar, mas já lhes(cães) dediquei um post extenso... há que variar:)

Já tive um gato assim, que depois de um trauma de ter quase morrido do frio em cima de uma arvore da qual não conseguia descer (no inverno, no meio da neve) passou o resto da vida a dormir em cima do aquecimento central a escaldar... Este deve ter passado pelo mesmo:)
Abraço

Monday, June 27, 2005

Mesa de cabeceira...

Após a participação no novo desafio do Luz e Sombra(agradeço que leêm e comentam), e uma "pequena" conversa que tivemos com os participantes deste blog dedicado a leitura, olhei com maior atenção para a minha mesa de cabeceira que acumula os livros que estou a ler. Tenho um defeito, grave ou não, eu leio muito, mas coisas diferentes e ao mesmo tempo. Sempre era assim, devorando os livros que se contradiziam no estilo, assunto ou lingua, nunca consegui ler apenas um livro de princípio até ao fim sem ter pegado entretanto em mais algum.Esta questão surgiu em força quando olhei, tal como já disse, para a minha mesa de cabeceira.... E foi o que vi...

Juro, não mexi em nada, apenas peguei no telemovel e tirei a foto (ok, ok... virei alguns que não davam para ver a capa)...Agora, mais alguem não acredita que eu leio várias coisas ao mesmo tempo? E para salientar, na mesa de cabeceira não estão os livros técnicos que estou a ler para o mestrado ou para o trabalho (estes estão empilhados no outro lado!!! e a estes vou dedicar um outro post), aqui está apenas leitura soft:)

Algures em baixo estão duas edições de Cosmopolitan (sim, também leio isto) Um livro em português sobre robótica, estilo soft. Alguns livros em russo, mais policiais. Um livro sobre yoga (em russo).Um livro sobre estilos e etiqueta (não me lembro de como lá veio parar, mas já que está lá, eu leio:)). Um de V. Pikul' ("Força negra", sobre Rasputin) e outro de Remark (Obelisco Negro). Aleksey Tolstoi ("Conde de prata", poemas e retrato histórico da monarquia russa) Há um policial histórico, mas documentário sobre os segredos por trás de títulos de nobreza russa (sec. XVII-XIX). Também estava lá o O'Genry, mas não me lembro de onde o deixei pela última vez.

Acabei de ler a "Arcada de Triunfo" de Remark, custou o final... não conseguia ler porque estava a chorar a "ver" Joan a morrer. O livro é muito profundo, faz nos estar com a personagem e sentir tudo o que ela sente. É um livro de guerra, mas mais de tragédia humana que acompanha a guerra, quando se trata de pessoas que não estão na frente de fogo. Também é sobre repressão dos judeus. Aconselho a ler, é muito bom, mexe connosco. Está traduzido para português.

Os policiais em russo, que estão na maioria: são 5 ao todo (sinto uma pontada de vergonha em admitir que leio isto porque não é o tipo de leitura que considero muito digna) ajudam-me muito naqueles momentos de cansaço e stress, quando se passa o dia a lutar constra bug's no programa e depois metade da noite passa-se a estudar.E depois restam 3 horas para dormir e olha-se para o relógio com o pensamento desesperado: amanhã não vou conseguir levantar-me! E depois deito-me, pego num destes policiais soft e abstraio-me completamente da realidade, porque não é preciso estar a activar muito o cerebro para entender o que está lá escrito:) Ajudam-me a esquecer e desligar as preocupações do dia a dia, e quando já sinto os olhos a fechar, perto dos 4 ou 5 damanha, adormeço, ou com policial ainda na mão ou (se ainda não estiver a dormir)enfiando-o no topo da pilha de livros:)

Mas há outros dias em que me apetece uma leitura mais profunda, para estes tenho sempre aqueles de Remark ou Pikul' ou de história.Vou falar um bocadinho sobre... o O'Genry, é o meu autor preferido (depois de Bulgakov, Pasternak, Pushkin, Lermontov, Jack London,Jerom K. Jerom, Stendhal e muitos outros... tenho tantos preferidos:)), mas O'Genry é um autor que podemos ler infinitamente, sem nós fartar, mesmo quando repetimos a leitura. Composto pelas pequenas estórias, são um reflexo da realidade que ele viveu transportando nos para um pequeno espaço que vivem as suas personagens, sempre reais, únicos e com um fim sorridente e ternurento.Em O'Genry eu adoro os finais, porque são sempre bons, as vezes naquele estilo Happy End americano,mas de uma forma única: ele retira um pedaço da vida da sua personagem, deixa nos mergulhar no seu dia a dia, sem nos cansar, deixa nos sentir com esta personagem e coloca-nos em estado de alerta porque as coisas ou são complicadas ou começam a complicar, e depois um cruzamento de acontecimentos resolve a situação da melhor forma. Os finais de O'Genry são todos acompanhados com um sorriso. A escrita é fluida, estórias curtas. É simplesmente espectacular.

Muitas vezes acabo de ler um livro e já sinto pena de este ter acabado, apetecendo-me rele-lo. Houve livros quais eu adorava ler como se fosse pela primeira vez. Mas com tantos livros por ler ainda, não sei como arranjo tempo para conseguir fazer tudo:)
De qualquer forma penso que vou relatar neste blog o progresso das minhas leituras, deixando algumas vezes os conselhos e sugestões de leitura que já tenha feito. Espero que vocês colocam aqui alguns comentários com as vossas sogestões de leitura (para adicionar a pilha de livros da mesa de cabeceira:).
Abraço

Thursday, June 23, 2005

Comentar o código

Como todos (os que alguma vez programaram) sabemos que uma de coisas fundamentais de um programador é ter o código bem organizado e comentado. É mesmo essencial! Todas as funções e procedimentos têm que ter uma breve descrição do que fazem e mesmo dentro delas convem dar alguns comentários ao que está a ser feito. Isto facilita a leitura do código pelas outras pessoas e pelo próprio criador, quando já não lembrar nada do que fez (acontece tantas vezes, somos amnesicos!)...
Até vos posso dizer que já fiz algumas aplicações que tinham mais comentários do que o próprio código...

Isto foi a introdução ao que vou apresentar a seguir. Num site onde fui parar (tive que alterar esta frase visto que o site foi me indicado por um amigo para me despachar enquanto estava estudar para um exame e hoje, depois de exame, viu que não o referenciei, e começou a resmungar!!!! aqui vem) que o meu amigo Ricardo indicou (espero que estejas te sentir melhor!!!:)) encontrei muitas piadas sobre os dummies e esta foi uma que me chamou atenção:

When a computer professor asked his students to comment all their programs, he
got remarks like:
"This program is very nice."
"This program is very
difficult."
"This program is very interesting."


Inspirada, vou dar vos alguns exemplos de comentários bem sucedidos e abrangentes que se podem fazer no código:
  • Esta função não é só gira, funciona!
  • Esta função é fixe
  • Este procedimento funciona
  • Este procedimento não funciona, mas é giro
  • Este procedimento não sei o que faz, mas fui eu que fiz
  • As funções que seguem funcionam!
  • Esta função é dificil, mas não é gira
  • Esta função devia fazer ... mas não faz, mas é gira
  • Esta função funciona mas não está a ser usada em lado nenhum. Por isso ainda não sei o que faz...
  • Se esta função der erro, evitem usa-la novamente...
  • Esta função é fixe, fiz sozinha
  • Esta dll funciona... se não conseguir po-la a funcionar, não faz mal, ela funciona na mesma!

:) Agora vou voltar ao trabalho e aos comentários que faço no código:)

Abraço

P.S. Aguardo as novas ideias inspiradas nos comentários nos comentários a este post:D

Wednesday, June 22, 2005

Pai Natal na Cactolándia

Estive preparar a apresentação do meu jogo para amanha.... Cansada, com trabalhos de faculdade pendentes... Decidi seguir a onda de fotografias da natureza (cativada pelas lindas fotos da Diana), mas escapou-me um pequenissimo pormenor... A minha maquina fotográfica só tira fotos razoáveis se tiver a luz do sol, estiver na rua e a foto for de grupo de pessoas que eu conheço bem, e de preferência tirada de longe... Todos estes pequenissimos pormenores escaparam-me... Entretanto, já que a minha máquina não cria fundos pretos para realçar a composição (aqui a tecnologia ainda não chegou a este ponto), eu fiz uma montagem com a mala de portatil aberta, como nos velhos tempos (século 19) quando a traseira da foto era tapada com pano preto. Mas por mais que me esforcei, foquei, cliquei... O resultado foi chorudo... Se eu não fosse eu, nem publicava nada, e fingia que passei a noite a trabalhar, sem me ter distraido... Mas felismente eu sou eu, e vou vos obrigar a contemplar estas fotos horrorosas que resultaram de muito (10 minutos para aí???) de trabalho a procura de composição e luz certa:) Já agora: isto é um vaso com 3 cactus e uma figura de pai natal que tenho em cima da minha mesa de trabalho, feita por mim é claro (gosto de cultivar plantas, quando não requerem que eu me lembre delas muitas vezes), e o pai natal foi enfiado lá dentro depois deste natal, quando já em março não sabia onde o meter... ficou composição original. Não está a venda! Não façam fila! Mas quem quiser algo original para a mesa de trabalho, posso desenvolver um projecto criativo de junção de coisas do dia a dia (Sugestão: uma torre de copos de plastico com borras de café atrai atenção de clientes e larga cheiros intensos. Nada como ser original!!!).
Aceitem-se pedidos de projectos criativos por mail e com comentários a este posts:)

Nesta ainda não tinha montado a mala de portatil por trás...


Abraço!:)

Trabalho ou Prazer

Uma das minhas preferidas:

O Director Geral de uma grande empresa pergunta ao Vice Director, que não tinha nada para fazer:
- Fazer amor com minha mulher é trabalho ou prazer?
- Não sei... - disse o Vice Diretor - teria que analisar melhor.
O Diretor Geral lhe dá uma hora para responder, e o Vice Diretor se comunica com o Gerente de Recursos Humanos, dando-lhe 45 minutos para responder:- Quando o diretor faz amor com a mulher dele, isto é trabalho ou prazer?O Gerente de Recursos Humanos não soube responder, e perguntou ao Técnico de Informação, que igualmente estava sem ter o que fazer no momento. O Técnico de Informação também nao sabe a resposta, perguntou ao seu subalterno, dando-lhe 30 minutos para a resposta. A pergunta passa pelos vários escalões da empresa até que chega no estagiário. O seu chefe o chama, ele que tem uma pilha de trabalhos pendentes em sua mesa, e lhe diz que tem 5 minutos para responder se quando o Diretor Geral faz amor com a mulher dele isto é prazer ou trabalho. Imediatamente o estagiário, sem levantar a cabeça dos papéis, lhe responde:
- É prazer!
Seu chefe intrigado lhe pergunta como chegou tão rapidamente a esta conclusão:
- É facil, se fosse trabalho seria eu a ter que fazê-lo!!

Amor - por Drica TT

Não resisto em publicar este texto enviado pela Tânia. Fez me rir durante uns 5 min:)


A VISÃO BEM HUMORADA DO AMOR (L)

O amor não é algo que te faz sair do chão e te transporta para lugares
que nunca vistes.
O nome disso é avião.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que escondes dentro de ti e não mostras para ninguém
Isso se chama vibrador tailandês de três velocidades.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que te faz perder a respiração e a fala.
O nome disso é bronquite asmática.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que chega de repente e te transforma em refém.
Isso se chama sequestrador.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que voa alto no céu e deixa sua marca por onde passa Isso se chama pombo com caganeira.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que tu podes prender ou botar pra fora de casa quando bem entender.
Isso se chama cachorro.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que lançou uma luz sobre ti, te levou pra ver estrelas e te trouxe de volta com algo dele dentro de ti.
Isso se chama alienígena.
O amor é outra coisa.

O amor não é uma coisa que desapareceu e que, se encontrado, poderia mudar o que está diante de ti.
Isso se chama controle remoto de TV.
O amor é outra coisa."

"O amor é simplesmente... o amor."

Monday, June 20, 2005

Canteiro

A tarde de tiragem de fotos aos cães não resisti ao encontrar no quintal este canteiro com flores selvagens que cresceram a volta dum vaso, com uma arvore natal atrás (plantada depois do natal 2003) e vasos com groselhas a direita... Achei lindo...

il miei cani

Este post é dedicado aos meus cães! Para quem não me vê todos os dias, fica a saber que raramente passa um dia em que eu não fale dos meus cães, o mais novo tem sido o filho babado da família:)
O pastor alemão tem 8 meses e chama-se Dick, é enorme... já está com 47 quilos, e está a crescer cada vez mais...
O velhinho é rafeiro e tem 9 anos, Charlie.
Surgem ainda alguns problemas entre eles, já que o Charlie costuma reforçar a sua posição hierárquica com certa frequência, e o mais novo sofre com as dentadas dele (mesmo tendo em conta a diferença de tamanhos entre os dois).

Aqui vemos a cena de "Alimentação de cães".

Primeiro come o Dick.... Depois soltamos a "galinha".... e a "galinha" confirma se o Dick deixou alguma comida no prato.


"Galinha" a solta... Parece que não resta nada...
Foi dificil, mas consegui apanha-los juntos.... relativamente:)
Charlie&Dick

Todos os dias tem que se passiar muito, já que está em crescimento, correr brincar... Tenho impressão que Dick tem mais brinquedos que eu tinha quando era criança!!!! Buaaaaa
Este cão tem um ar simpático, mas é velho e rabugento... Sabe sorrir e mostrar a lingua!

Are you talking to me?????

Friday, June 17, 2005

Jogo

Isto é o jogo que estou a fazer (imagem do interface feito pelo Ze Gomes)
Não consegui fazer upload do print screen do jogo propriamente dito, por isso vou só dizer que é um jogo 3D que serve para jogas, explorar e aprender tudo sobre sólidos geométricos. É como jogar as construções de castelos e outras coisas usando sólidos (ao mesmo tempo podemos aprender o que é aresta, vertice, planificação, etc...)
Podemos jogar tendo as leis físicas activadas (gravidade, fricção, etc...) E podemos jogar no espaço onde não temos gravidade, nem fricção:)
Temos três modulos no jogo, esta imagem é de módulo explorador que serve para aprender um bocadinho sobre os sólidos.

Os outros módulos são construtor e configurador onde podemos fazer as tais construções usandó diferentes sólidos. Isto é a imagem do módulo construtor.


A interface está novamente na fase de remodelação, por isso este não é o aspecto final com que vai ficar o jogo, mas anda lá perto.

Este vai ser um de poucos jogos 3D que está direccionado as crianças e a educação (a maioria de jogos educativos para crianças pequenas são 2D) e estará em português (produto nacional:)) Programado por uma russa usando o software sueco:)

Mesa a minha frente

Este post é dedicado a mesa da minha frente e a pessoa que está lá sentada! Muito sinceramente, quando esta pessoa comentou no meu post anterior que se "valha me deus fotografar mesa a minha frente" e pós-se com ameaças, deixou me sem alternativa.... Agora tenho mesmo, sou obrigada, a publicar um post com a fotografia da mesa a minha frente. O facto de habitante da mesa encontrar-se sentado nela é um bonus! :))
O utilizador da mesa é o Sr. Zé Gomes, a pessoa com quem ando sempre as turras, tal como aqui no blog, como no dia a dia real, mas... Tenho impressão que as nossas turras são resultado de uma grande admiração e amizade que temos um pelo outro:) A parte das turras é para quebrar a monotonia.
Já bastantes pessoas me perguntaram: "quem é Augusto que costuma comentar os teus posts??? Ele é tramado! Sempre com criticas! Nunca está contente!" E pronto, pessoal: Apresento vos o Augusto, a alma criativa da nossa empresa, um amor de pessoa, embora a tentar esconder isto com todas as suas forças!!!


E agora acho que vou ter que me defender... porque prometeram me tareia se publicar uma foto da mesa de frente... As aulas de body combat, minha salvação!!!

Abraço e um beijinho especial ao Sr. Ze Gomes!

Wednesday, June 15, 2005

Aconteceu...

Fiz o abstracto!!!!!
Não acreditam??? Fiz mesmo!!!
Vou explicar porque...

Ontem tive exame de multimédia que correu... de uma forma indefinida: tal como dá para passar, como não dá... mistério total... (embora os meus colegas todos no gozo de eu tirar novamente 17 só porque correu mal)

Depois de exame, como não podia deixar de ser, fui chatear o Fernando para ver se fiz bem ou não (Fernando é aquele colega do mestrado que está na fotografia do grupo sob o nome MIASI Child, e como é especialista nas coisas como processamento de sinais, se for muito pressionado, consegue responder correctamente, e eu sou especialista em pressionar bem:)). E enquanto chateava o Fernando reparei no que ele estava a fazer no computador.... Projecto tese dele... Já com umas 5 ou 6 páginas escritas... E senti me tão mal por não ter avançado ainda, especialmente quando o Fernando perguntou: "Então, o que é que já fizeste? Não digas que ainda não fizeste nada porque tens sempre tudo feito antes de toda a gente..." Foi como um relámpago! Não posso continuar a andar mentalmente ausente, tenho que continuar a trabalhar senão a coisa cai dos pilares! E já fiz um passo no fim de semana pegando no trabalho de reconhecimento de padrões.

Não digo que não tenho nada para projecto tese, porque já andei a fazer state of art para robótica educativa, andei a ler muita coisa, tinha feito um apanhado um bocado vago da situação da robótica actual, andei a ler a proposal do RoCognition onde Cnoti participa, ultimamente ando a ler bastante sobre os sensores para ver o que serve melhor e como funcionam, andei a pensar em algumas soluções, mas é tudo ideias e informações soltas sem nenhuma estrutura organizativa.

O blog não ajuda muito em organizar a tese... ajuda mais é comunicar ao mundo as ideias e gritar desesperadamente para o meu orientador: "Eu não estou parada!!!! Mas ainda não tenho nada para lhe enviar!!!", agora já tenho o que enviar, mas quero escrever mais qualquer coisa no state od art para não parecer mal enviar só o abstract e a introdução ao state of art... E agora já descobri uma pasta cheia de artigos que tenho para ler sobre cognição e robótica... Ainda bem que ontem acabei de ler Anjos e Demónios e senti uma pontada de tristeza por não ter nenhum livro para pegar logo... Vou pegar nos artigos que tenho para ler... (Isto é o que eu digo, mas garantidamente vou arranjar alguma coisa mais interessante para ler a noite, o meu cerebro precisa de descanso da leitura fluida quando só os neurónios do hemisfero direito trabalham e os do esquerdo estão a atrofiar)

Ponto de situação: 3 trabalhos até o fim de semestre, tese, rec. pad. e extracção de conhecimento da net. Dois destes trabalhos estão começados. Se passei a multimédia não tenho mais exames pela frente. Supostamente tenho mais um trabalho de ECI em vez do exame... E tenho pouco mais que um mês para tudo isto... A boa notícia é que estou consciente disto e com vontade de trabalhar.:)

P.S. Para quem esteja a ler este blog, comentam... já sabem da minha vontade desesperada de ler os comentários e muitas vezes nem custa nada, só por qq coisa do genero: "força" ou "tb tenho que fazer este trabalho e aquele" ou até o desesperado "benfica campeão..." caso não haja mesmo nenhuma ideia interessante para por.
Aguardo comentários interessantes e banais, só pelos comentários, só pela presença, só pelos alguns bit's de texto acrescentados a este blog...

Abraço para todos...

Monday, June 13, 2005

Redes Neuronais com problemas de bebida

Hoje foi dificil encontrar um momento para publicar um post, mas já que não dou sinais de vida desde quinta-feira, sinto que devo refrescar este blog... Amanha tenho o exame de multimédia e novos serviços, a matéria tem sido detestável: redes, compressão de vídeo, audio, imagem, transmissão de dados, etc, etc, etc... A matéria está repleta de códigos de silabas que evaporam-se da minha cabeça meia hora depois de terem lá entrado... E o exame é sem consulta... E o problema é que a minha cábula já está na decima setima folha!!!! E agora? onde a meto e como a consulto? E ainda não cheguei a iluminar 4 tópicos dos 7 da matéria...

Com esta maratona de estudo desesperado, que me fez atrasar a entrega de um livro na biblioteca (pois, agora multa...) no sabado, cheia de "vontade" de estudar multimédia, finalmente peguei no trabalho de reconhecimento de padrões!!!! Aleluia! Já devia ter pegado há 2 meses! e já fiz 18 páginas (das quais apenas 7 informativas, e outras com diagramas, gráficos, indice e capa). Mas o tema do trabalho é tão emocionante (em comparação com redes da multimédia) que vou contar um bocadinho sobre isto aqui: Tenho os dados sobre vinhos da mesma região mas produtores diferentes, 13 atributos diferentes da composição quimica de cada vinho, por sorte tenho discriminado que vinho pertence a que produtor. Tenho que fazer uma analise a estes dados identificando os componentes principais e construir uma rede neuronal para o reconhecimento de vinhos. É emocionante, não? Claro que estou deixar de parte inúmeras tarefas que tenho que fazer pelo caminho, tal como análise estatística, clustering, teste de Kruskal-Wallis (ainda não percebi bem o que pretende fazer este teste) e um inúmero de testes possíveis e impossíveis... O software que vou usar? Tudo que vier a mão (como não podia deixar de ser), ou seja, Statistica, Matlab, SSPS, R 2.0.1... e tudo que possa surgir ou que arranje para instalar. O que já fiz está em R e Statistica, mas ainda tenho uma certa dificuldade em interpretar alguns resultados e manejar Statistica (nunca mexi no software), mas quando, se não agora, que vou aprender uma coisa nova?

E hoje o meu pai faz anos... E eu estou em Coimbra a trabalhar/estudar (tive reunião ainda damanhã) e agora estou chatear o Nuno com a matéria de multimédia, ele coitado já arrepia quando eu chamo: "Nuuuno, o que é....???", e só depois vou procurar no google... O comodismo humano é infinito, preferimos que a solução nos venha pronta a comer sempre que existe esta possibilidade...

Agora vou estudar...... Amanhã cruzam os dedos... Especialmente depois das 17H...

Thursday, June 09, 2005

Mais magnificos

Como não podia deixar de recordar os que acompanham as noites sonolentas de estudo online e aulas cheias de "emoção" e dinámica onde as vezes os olhos fecham-se incontrolavelmente....
Novamente vemos o Fernando, António e Carlos e a nossa colega Marta, que faltava na outra foto que já publiquei. A foto foi tirada 10 min depois de eu formatar o computador e estavamos supostamente ir fazer trabalho de reconhecimento de padrões.... mas... surgiram outras coisas mais importantes entretanto:)

Espero que quem começar avançar no trabalho primeiro me mande alguma coisa, porque ainda estou a olhar para o enunciado, sentindo um desespero profundo e desconhecendo o rumo a tomar!

Wednesday, June 08, 2005

Equipa

Maior parte do que somos profissionalmente é o resultado da equipa que nós rodeia, já trabalhei em várias equipas, algumas muito diferentes de outras, e confesso que tive sorte com todas, com todas aprendi diversas coisas, essencialmente o que não se aprende na universidade e não se ensina por nenhum professor: trabalhar em equipa (embora ainda sou um bocado individualista preferindo fazer todo o trabalho sozinha), ter métodos de trabalho funcionais, resolver conflictos que vão surgindo...
Ainda estou aperfeiçõar as técnicas de trabalho interpessoal, e no dia a dia aprendemos todos a aceitar as nossas falhas e tentamos ser um bocadinho melhores do que eramos ontem. Agradeço a toleráncia e o bom humor da equipa que me rodeia. Vocês são espectaculares: animados, paciêntes, competentes, profissionais e inteligentes! São todos de áreas diferentes, mas têm todos em comum o profissionalismo e boa disposição no local de trabalho. Acho que este post enquadra-se na ""Oda" a minha equipa", mas seria demasiado repetitivo:)
Aqui são eles: Isabel, Sandra, Inês e Nuno, "los magnificos" que me rodeiam durante semana.

E nesta foto vemos com maior realce o bom humor e simpatia irradiada pelas "meninas de educação" Sandra e Inês. Digam lá, quem não estaria bem disposto vendo estas caras todos os dias???:)

Tuesday, June 07, 2005

Portatil formatado - vida nova

Assim acabou aventura com portatil... formatando-o...
Eu sei que a pior coisa que podia acontecer ao meu portatil era eu, e eu aconteci-me:)
Mas ele devia ter compreensão de que pifar na epoca de exames e desactivar-me metade de windows não era muito simpático da parte dele.

Agora parece novo, está rápido, mais bonito e está apanhar com toda a carga de software que vou novamente instalar dele:)

Monday, June 06, 2005

Ascençao -> Queda -> Pequena ascençao

O fim de semana começou com a compra da obcessao... Sim, ja tenho o Motorola V1050...
E a seguir a isto foi uma grande queda porque Norton desactivou me uma dll qq no portatil e a metade do Windows deixou de funcionar... Ainda nao resolvi o problema... mas formatar agora com exames a porta e milhares de trabalhos por entregar seria uma catastrofe...

E hoje tive uma pequenina ascencao... Tirei 18 ao trabalho de ECD2 de regras de associaçao e recebi uma mensagem do professor a elogiar o trabalho... :)))... vou citar:
"Trabalho muito detalhado e pensado.Excessivamente longo, mas com muita informação. Mostra grande capacidade de trabalho. As ferramentas de descoberta e o pós processamento foram exploradas com competência."

Hoje fiz apresentaçao de trabalho de multimedia... E o professor disse que tem poucas animaçoes, mas esta razoavel... raios... para que fui escolher multimedia este semestre??? O mestrado em inteligencia artificial... Ninguem mais se meteu na cadeira, fiz um trabalho que toda gente acha espectacular, mas que nao esta cheio de flashes e fundos pretos como outros trabalhos, e entao esta razoavel... "Maldito, maldito destino..."

Pois e´... E o portatil esta se passar....

Thursday, June 02, 2005

Obsessão...

A minha recente obsessão é comprar este telemovel...

Motorola V1050

Se alguem me possa aconselhar sobre se vale a pena o comprar, agradecia...

Atenção: o tml não tem Bluetooth, embora dão para ligar um aparelho externo para ter BT

Aguardo os vosso comentários:)

Abraço

Robôs - Discovery Channel

Ontem, sem ter planeado, apanhei um programa sobre robôs no Discovery Channel. Vou contar um bocado do que vi, já que não escrevo sobre os robôs já há algum tempo.

A robotica é utilizada em:
Indústria, produção (máquinas constrõem as máquinas)
Missões de exploração espacial e perigosas
Missões de salvamento (Rescue robots)
Pessoas com deficiéncia física, paralisia, ausência de um membro
Acompanhamento de pessoas
Entretenimento (Aibos)
Competições
E, claro, educação.

Pelo que percebi do programa, embora a robótica seja utilizado para educação, mas numa fracção muito pequena, em relação a expansão de utilização nas outras áreas.

Acompanhamento de pessoas: Gostei da robô Emily, que simula uma mulher para acompanhar os idosos nos lares, serve comprimidos, fala com pessoas, brinca, chama para almoçar, transporta coisas. É facilmente programada utilizando o texto livre, por exemplo: "Se a caixa de comprimidos está vazia: Certificar-se da toma do remédio". O programa tem uma câmera para "ver" e a captar a imagem da caixa de comprimidos, cujo padrão já está classificado no seu processador (base de dados), desencadeia todas as acções respeitantes ao objecto "caixa de comprimidos".

Robôs de competição: no fundo é uma área que também envolve educação, já que maioritariamente é nas faculdades que se lançam desafios para construir robos de competição. Havia uma frase que mexeu comigo: maioria de descobertas em robotica foi feita pelos miudos com menos de 20 anos! E porque? Porque não têm estereotipos a seguir e pensam livremente, inventando novos sitemas e funcionalidades. Pois... Eu tenho mais de 20 anos e nunca estive ligada a robotica, o que me ajuda a não ter visão estereotipada:)

Robôs para pessoas com deficiências físicas: havia robós que substituiam pernas perdidas, que têm unidades de processamento que captam sinais de um receptor instalado numa parte do corpo que está em contacto com terminais nervosas que transmitem determinados sinais ao processador, e este acciona certos comportamentos, assim se anda com pernas artificiais! Havia umas "coberturas" que pareciam roupas electrónicas que cobriam o corpo de pessoas com paralisia ajudando a estes ter um control sobre o corpo e até andar!

No espaço: usam-se robos para exploração, já que estão munidos não só com sistemas de orientação, mas com muitas cameras para o reconhecimento de meio envolvente. Robos para reparar falhas técnicas: havia sempre uma pessoa dentro da nave com um capacete digital, que via o "ve" o robô, e com luvas digitais guiava o robo para reparar a falha.

Entretenimento: Aibos, é claro... O problema dos Aibos (e isto li na revista T3 do abril de 2005) é que são, alem de caros (2000 euros), são abandonados ao fim de uma semana. As pessoas fartam-se deles após algum tempo. Embora Aibo evolui, e começa como o cachorro inexperiente e pouco a pouco começa a distinguir as caras de pessoas e a casa, onde já consegue orientar-se, mas adesão aos Aibos não tem sido são boa como a Sony queria. Penso que ( e isto já é para o meu projecto) que adicionar aos Aibos um kit que possibilita aos "donos" dele fazer alterações e configurações deste, talvez ajudava na sua expansão.

Gostei especialmente de um prjecto onde havia muitos robos cujo comportamento se assemelhava a colmeia de formigas, os robos tinham luzes, sensores de toque e comunicavam entre sí dando encontrões. Também tinham receptores (já não me lembro se wireless ou irDa) que lhes deixavam detectar a presença de um outro robo semelhante num raio definido a volta deste. Estes robos trabalhavam colaborativamente para encontrar um parceiro "perdido", de uma forma a procurar inteligentemente e, por exemplo, não passar a procurar no mesmo sítio duas vezes. Dando encontrões e parecendo mesmo formigas, os robôs "cobriam" o espaço (no programa era um labirinto) e expandiam-se, tentando entretanto não perder a comunicação uns com os outros, ou seja não afastando--se do grupo. E depois de detectar o parceiro, davam-lhe um encontrão, e este seguia-os até a base. A vantagem destes robôs era o facto de sua colaboratividade não depender de um processador central, cada um "pensava" por si e o grupo era autónomo.

Vou descrever um bocadinho como é feito reconhecimento do espaço pelos robôs, que após passar algum tempo numa casa tornam-se "peritos" em orientar-se lá. Segundo mostrado no programa (também dei isto em MIA, embora de uma forma esquisita) Um robô, quando encontra um obstaculo, acciona o mecanismo para se desviar deste, procurando outro caminho, mas armazena numa base de dados as coordenadas do obstaculo, representando geometricamente, ele coloca um ponto no espaço. Também pode guardar a informação sobre o espaço em forma de uma matriz mxn. Quando mais obstaculos encontrar, mas pontos se formam. Após um período de tempo, se alguns obstaculos não foram encontrados novamente, os pontos tornam-se mais fracos, e os obstaculos encontrados com frequência solidificam. Ou seja, ele constroi uma planta do espaço, classificando os obstaculos temporários e permanentes. Assim, quando vai-se orientar num espaço, já evita obstaculos permanentes.

No caso de robos voadores, estes orientam-se muito pelas fotografias, cujo padrão está armazenado na sua memória e o aparecimento de um determinado padrão, acciona algum mecanismo. Isto sem ter em conta que ainda há um mecanismo complexo para faze-los voar e não cair:)

O programa interessou me muito, e tenho pena de não ter visto de início (perdi precisamente a parte de robôs educativos...). O locutor do programa era o robô 3PO de Star Wars e recorrentemente mostraram o George Lucas a comentar certas partes. Mostravam extractos de Star Wars, envolvendo certos tipos de robôs e descrevendo as suas funcionalidades. Muitas coisas novas em robôtica foram feitas pelos fãs de Star Wars que tentaram fazer os robôs semelhantes aos de filme, e enquanto no filme este robo era uma personágem não robô real, inspirados nesta personagem, pessoas criavam um robô igual! Assim se criou o robo espião voador que tem uma camera e conseque efectuar missões de espionagem, colmeia de formigas foi inventada a tentar evitar que os robos "maus" se desliguem todos quando é atingida a unidade do processamento central. E muitas outras coisas....
~Dasha~. Get yours at bighugelabs.com/flickr